Quem Somos

Macaco - Quem Somos

Maco Edições e Projetos Educacionais é uma empresa especializada na criação e produção de livros e outros produtos educativos feitos de pano, para crianças de 01 a 10 anos.

Foi criada em 1986, no Rio de Janeiro, com o objetivo de editar os livros de pano que enriqueceram minha infância. Minhas primeiras criações lembravam aqueles livros maravilhosos feitos em casa, com retalhos coloridos , adornados e escritos à mão. Neles aprendi  o alfabeto,  as formas e   os nomes dos animais e dos objetos da vida cotidiana.

Quando meus filhos nasceram, não encontrei livros de pano à venda. Mas, como não havia nada que substituísse seu encanto e praticidade, criei a Editora Maco, para publicar livros de pano com conteúdos educativos, atividades sensoriais e motoras e temas voltados para uma utilização fácil e ampla, por todas as crianças.
Tratava-se de criar livros não apenas duráveis - no sentido material - mas também inesquecíveis para as crianças que os conhecessem.

Geramos assim uma coleção de livros-brinquedos, jogos e bonecos encantadores, inteligentes e úteis, com atividades e brincadeiras, feitos para divertir e ensinar com alegria.

Assim como Projetos exclusivos que também utilizam o pano e nossa experiência em criar produtos motivadores.  Feitos para crianças ou adultos,  podem ser utilizados nas áreas da Educação Infantil e Fundamental, Educação Especial, Artes, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Sobre a Autora

Irles Carvalho - Autora Livros de Pano

Irles Carvalho, 70 anos, brasileira, nordestina e carioca, mãe de Daniel e Bernardo, aquariana, espiritualista. Socióloga por formação , educadora e criadora por opção e paixão , de livros e outros objetos para brincar, aprender e gostar de aprender.

Socialista e filha da geração dos 60, fermentada na contestação e na busca, na certeza de outras realidades além da que herdamos e enxergamos, e no gosto pelo original, pelo transformado através da ação humana, encontrou um trabalho especial, antigo e novo, singelo e surpreendente: a criação dos livros infantis, feitos de pano. Uma descoberta feita num momento de mudança, quando voltava ao Brasil e à sua maravilhosa cultura. Um trabalho individual - inspirado nos filhos, nas crianças presentes . Um trabalho capaz de unir a Educação e a Arte, um lugar onde verter a ternura e a inteligência, o trabalho e a alegria, o pensar e o fazer para criar memórias futuras, cheias de emoções. Um lugar para realizar as idéias e práticas anteriores, de Liberdade, do Mestre Paulo Freire.

Fundadora da Editora Maco, uma empresa sui generis em todos os seus aspectos, resistente aos saltos do mercado e da economia, que completou 27 anos em 2013!

A vida aconteceu e ainda acontece entre tecidos coloridos e rostinhos sorridentes. E há sempre um sôpro que percorre nosso espaço, nossa alma, e nos suspende entre o passado e o futuro, sem queixas nem medos. Um sopro que vem dos leitores e dos amigos que observam, sorriem, inspiram e dizem que, como os livros, eles também vão estar lá para sempre, enquanto existir o que dizer, e o simples desejo de fazê-lo... esse trabalho de criar livros!

Vídeo

Entrevista na Band - Rio Cidade de Leitores.